Total de visualizações de página

sábado, 3 de setembro de 2011

abuelitapeligrosa: Abuelita cientopiés y sus muchos zapatos.

abuelitapeligrosa: Abuelita cientopiés y sus muchos zapatos.:  LOS PERROS DE CÓRDOBA (Argentina) Eles s...

Abuelita cientopiés y sus muchos zapatos.

                         
                             LOS PERROS DE CÓRDOBA
                                           (Argentina)

Eles são de uma cor indefinida - castanho, amarelo, meio pretos. Olhando com atenção, nota-se uma ancestralidade germânica. Parecem vira-latas com mestiçagem de pastor alemão. Estão por toda a parte da cidade. Na Plaza San Martin  há muitos.
Estava eu apreciando o movimento da praça, comodamente sentada num banco e um deles - mais parecia um capa-preta, espichado atrás de mim, a dormir placidamente na grama. De repente ele levantou-se, saiu correndo com mais quatro ou cinco atrás e postaram-se com poses de amestrados ao lado da policial que atendia a uma ocorrência de rua. O episódio encerrou-se, a moça dirigiu-se à estátua de San Martin e eles a acompanharam, permanecendo naquela postura de bicho treinado.
À mais leve alteração de vozes na praça, principalmente se for a voz de um policial, e eles acodem, parece que prontos para dar uma ajuda.
Não se dá nada por eles, mas eu acho que os cães de rua de Córdoba, na verdade, não são cães de rua. São policiais secretos. Será que são uma herança da ditadura? Agentes secretos disfarçados de cães sem raça definida, espalhados pelos logradouros públicos cordobeses?



E há também os sem cara de agentes secretos. Doces cãezinhos oriundos de outras raças.
Pelo olhar de pouco caso, sem um pouquinho de fome...


E como como sempre, bruja abuelita - o abuelita bruja? - y sus  zapatos.
Para desfrutar o verão.



Naqueles dias saudosos de inverno.



Bolsa de compras ecologicamente correta. Aqui cabem as miudezas compradas no supermercado.

Não se sabe acerca da utilidade das rodinhas. Se fossem retráteis, seria possível transformar em um par de patins. De uma coisa se tem certeza: dispensa as sapatilhas de balé porque os pés já ficam em posição de balé clássico.

Esqueceu o lanche em casa? Então a fruta fará falta e muitas caimbras tomarão conta de seu corpo...

Fifi ficou sozinha em casa... Lembrete: você tem uma adorável cachorrinha da COFAP. 

 
Sem definição... Lembra o focinho de um cão. Ou o sorriso de um rinoceronte?

Não se sabe ao certo onde enfiar o pé... Na dúvida, coloca-se um ao lado do outro e se faz uma minicadeira para tomar sol, o que será de utilidade nenhuma, a não ser que se coloque a bronzear-se umas daquelas bonequinhas do baú da infãncia.
Politicamente incorretos! Onde se viu baladeiras se o GREENPEACE berra aos quatro ventos que se deve preservar a Terra e seus conteúdos, inclusive a fauna? Lugar de pássaro é na vastidão da liberdade ou no telhado da vizinha.

Telhado da vizinha? Sim! Um casal de quero-quero mora no telhado da vizinha para melhor pastorear o ninho que fica na lagoa a poucos metros.
Aqui, e nos arredores, há pássaros para todos os gostos: pica-pau, quero-quero, sabiá, rabo-de-palha, andorinha [andorinha, não!, que o verão não chegou ainda], carcará (vulgo gavião), pombinhas cinzentas que deixam um rastro bonito na areia, muitos (muitos) pardais, periquitos, anús [acento gramaticalmente mal empregado para que não se confunda com algo da anatomia]. São tantos pássaros que o ruído de um carrinho de mão com falta de graxa confunde: logo se levanta os olhos ao céu - ou às arvores - à procura do pássaro que está a cantar.

Sem comentários... Não deu para perceber do que se trata - depois de se saber que é um sapato, claro!


Cuidado para não ser confundido com o poste. Os cães podem enganar-se e levantar a perninha em um lugar indevido.
Já sei... já sei... Meu amigo do CÁ TE ESPERO vai me crivar de perguntas porque as aves em Portugal tem nomes diferentes. Pode perguntar, António. Já te disse que curiosidade (sadia) é sinal de suprema inteligência.
O acervo do caldeirão esgotou-se por hoje.

Saludos de abuelita cientopés!


Legenda a seu critério...
Ademán. Os cães-policia-secreta cumprem seu dever e a caravana de centopéias passa.