Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aqui tem de tudo - Armazém de secos e molhados

AS MUITAS DELÍCIAS DE MORAR NUM SÍTIO
É quase um kama sutra - prazeres para os cinco sentidos
Pode-se falar literalmente delícia em todos os sentidos, porque não é só o paladar que se alegra com a "produção": limão, bergamota, goiaba, pitanga, araçá, banana, laranja-do-céu, laranja natal, amora, maçã. Espero, ano que vem, que o pêssego e a videira deem o ar da graça. A videira tá meio anoréxica -  não quer engordar. O pessegueiro encheu-se de flores - parecia um da plantação da Cica, mas o granizo levou tudo. Ainda há algumas outras árvores frutíferas que não sei o que produzirão, tal foi a quantidade de enxertos plantados no ano passado. ´
Audição, visão, tato e olfato também se regozijam.
O canto dos pássaros, o verde da natureza, a limpidez das estrelas à noite, a carícia do aveludado das folhas - ou o arranhão de um espinho de limoeiro pra quem é chegado numa sessão SM, o fantástico perfume das flores de laranjeira.

O araçá tá produzindo feito chuchu na cerca. [bah... eu havia escrito com "x" - afinal é com "x" ou com "ch"?]

 Uma penca de butiás. Doá-los éi  - viu como sei empregar a mesóclise? - à vizinha porque me provocam alergia. Com eles se faz um suco delicioso. Aprendi quando morei no Nordeste. No Nordeste não há butiá, mas uma fruta chamada "cajá" com a qual se faz suco. O cajá possui um caroço feito o butiá. Colocam-se os cajás no liquidificador com água e usa-se o procedimento "pulsar", várias vezes, por alguns segundos. A polpa do fruto despreende-se todinha. Cuidado para não quebrar as hélices do liquificador com os caroços do cajá. Depois é só coar, gelar e deleitar-se com um dos melhores sucos nordestinos.
Por que estou falando de cajá, se o assunto é butia? Ora... porque copiei do cajá o know how para fazer suco de butíá. E fica uma delícia. O gosto é parecido com o do cajá. 

Agora é a vez de falar da "última maçã do pacote", isto é, da maçã que restou. Primeira frutificação, minha macieira produziu umas 15 maçãs. Floriu bastante, produziu pouco por conta do granizo. Das que cresceram, saboreei umas 3 ou 4. As demais caíram do pé, o besouro atacou, o passarinho comeu... sei lá. Agora é esperar a próxima safra.




Amanhã ou depois eu volto com as amenidades do caldeirão da Nika, esta brucha que está à procura de Lalaco.

























































































2 comentários:

  1. Que lindo... adorei essas fotos do sitio da Vovó Piriguete, e sei o quanto tudo é cuidado com carinho, com muito esmero!

    ResponderExcluir
  2. Tõ com saudades de casa!
    E tu escreveste "brucha", com CH...
    Te amo!

    ResponderExcluir