Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de março de 2011

Aqui tem de tudo - Armazém de secos e molhados

LOS PERROS DE LA PLAZA SAN MARTIN DE CÓRDOBA - ARGENTINA

KadÊÊÊÊ, Lalaco. Saiu para comprar cigarro e nunca mais voltou. Um marinheiro filipino, que é namorado de uma garota de programa - a qual é prima de uma comadre de uma tia minha - bem... o tal filipino falou para a tal namorada que viu Lalaco navegando num barco de junco, na costa do mar de Java.
Então... conto a história de Lalaco numa próxima oportunidade porque hoje vou falar sobre os vira-latas que conheci na Plaza San Martin, em Córdoba. Não vão pensando que esta Córdoba à qual me refiro é a Córdoba da Espanha. É não... Não conheço a Europa... ainda.

Estava eu sentada num banco da praça, quando me chamou a atenção os vários cães preguiçosamente aboletados sobre a grama. Eram vários. Pareciam uma cruza de pastor alemão com qualquer outra raça indefinida e de raça indefinida passaram a ser quando nasceram.
De repente escutei um vozerio meio alterado e uma policial atendendo a uma ocorrência. Tão logo os cães ouviram a voz da policial, interromperam a soneca, levantaram as orelhas e, em disparada, foram todos em direção à moça. Chegaram, farejaram o ar por uns momentos e sentaram-se todos em posição de sentido, de uma forma que só os cães amestrados sabem se comportar.
Depois eu percebi que um deles postou-se militarmente ao lado da moça-policial enquanto ela observava o movimento no alto da escada do monumento a San Martin.

Aí, mente fértil que sou, fiquei a matutar o porquê de cães sem raça definida, quando se sabe que os quartéis das polícias militares trabalham, geralmente, com cães de raça.

Desconheço a razão, mas alguma coisa me diz que esses cães são herança dos anos de chumbo da ditadura argentina. Cães vira-latas camuflados de cães vira-latas para não chamar a atenção de eventuais desordeiros nos dias de hoje, e, naquela época, dos inimigos do regime.

Idiossincrazias estratégicas que só um regime ditatorial sabe ter?  Sei lá... mas foi isso que  me ocorreu. Ô mente fértil a minha,  mas de um regime político de exceção, nada se duvida.

Outra vez, o assunto vai ficar sem a foto, porque não fotografei os perros cordobeses. Vou pedir a minha filha que os fotografe porque ela encontra-se em Córboa (Argentina!).
Estou devendo, então, a foto do Túnel Verde e a foto, ou fotos, dos perros cordobeses.

Bruxa que se preza sempre apronta. He! He! He! Morram de curiosidade de conhecer los perros cordobeses.

Ademán. Los perros ladram e a caravana passa. Hê! Hê! Hê!
[Hê! Hê = risainha maldosa de bruxa].

2 comentários:

  1. Passei ontem na praça e eles continuam lá... E outro dia estavam uns policiais aqui perto e os cachorros meio perto, meio longe deles...

    ResponderExcluir
  2. Oieee!!! nossa,quer dizer que por lá tb está cheio deles??? em santiago é incrivel,ate dentro do shopping eles marcam presença!rsrs..
    Mas lá é caso serio,o pais vive em campanha permanente para que os donos não abandonem seus cães,me lembro de ver outdoors por lá,com campanhas contra o abandono dos animais de estimação,inclusive nas montanhas,pois afeta todo o eco sistema!!! E inclusive ja saiu materia no jornal sobre o problema no Chile! que coisa isso ne??!! :-/
    Beijosssss!!!;-)

    ResponderExcluir